Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Área da Saúde e Reabilitação

O movimento Apaeano atua direcionado pela concepção filosófica de defesa de direitos, da participação das famílias e dos portadores de deficiência e a prestação de serviços.

Os serviços prestados pela APAE abrange cinco áreas, a saber: educação, saúde, assistência social, trabalho, esporte e lazer.

Ofertando Escola Especial, a Instituição tem a intenção que esta funcione numa perspectiva de inserção social onde o aluno seja sujeito do seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e produzir sua cultura. O aluno é o centro do processo educativo. Contempla os aspectos cognitivos afetivos, sociais e suas relações com o mundo.

A proposta educacional é diferenciada para poder atender as necessidades especificas de cada aluno. O currículo é funcional (flexibilizado) cuja finalidade é de desenvolver ações educativas que enfatizam o desenvolvimento de capacidades/habilidades que tornem os alunos independentes, produtivos e mais aceitos socialmente. Contempla a escolarização formal; o domínio laborativo que inclui a ocupação no lar e iniciação para o trabalho.

Considerando que os aspectos bio-psico-sociais do ser humano são indissociáveis e que o homem só se realiza plenamente com a satisfação desses aspectos, cabe a Escola Especial oferecer serviços especializados para a formação integral dos seus educandos.

O corpo especializado em saúde e reabilitação vem justamente se integrar ao corpo docente com objetivo de dar respostas educativas para as dificuldades de aprendizagem.

A equipe de saúde e reabilitação é uma equipe multidisciplinar que hoje congrega pedagogo, psicólogo, pediatra, assistente social, psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e atendente ao educando.

A equipe de saúde e reabilitação é uma equipe de apoio cujo trabalho individualizado é compartilhado com outras áreas a  fim de alcançar objetivos comuns, tais como: avaliar, diagnosticar, orientar, planejar, prevenir e educar. A ação é conjunta e harmoniosa.

Ao avaliar o paciente, o diagnóstico não inclui tão somente a deficiência e sim as eficiências do deficiente e elas é que vão definir o programa para a aprendizagem e integração sócia. A escola tem como fim desenvolver as capacidades acadêmicas, cognitivas, afetivo-emocionais e sociais que potencializem o desenvolvimento pessoal.

 

Equipe de Saúde e Reabilitação APAE de Prudentópolis

  • Elisangela Scychta - Fonoaudióloga
  • Glória Tatiane B. Pontarolo - Fonoaudióloga
  • Denise Uhren - Assistente Social
  • Maria Gorete Ternopilski - Assistente Social
  • Danielli Martim Pereira - Pscicóloga
  • Salyne Zaias Schubert - Psicóloga
  • Jussimari Lopes - Fisioterapeuta
  • Michell Henrique Schuab - Fisioterapeuta
  • Dr. Kléber F. Ferreira - Psiquiatra

Endereço:
Rua João Szatkowski Sobrinho, S/N • Prudentópolis • PR
E-mail:
prudentopolis@apaebrasil.org.br
Telefone:
(42) 34461023