O movimento Apaeano atua direcionado pela concepção filosófica de defesa de direitos, da participação das famílias e dos portadores de deficiência e a prestação de serviços.
Os serviços prestados pela APAE abrange cinco áreas, a saber: educação, saúde, assistência social, trabalho, esporte e lazer.
Ofertando Escola Especial, a Instituição tem a intenção que esta funcione numa perspectiva de inserção social onde o aluno seja sujeito do seu processo de conhecer, aprender, reconhecer e produzir sua cultura. O aluno é o centro do processo educativo. Contempla os aspectos cognitivos afetivos, sociais e suas relações com o mundo.
A proposta educacional é diferenciada para poder atender as necessidades especificas de cada aluno. O currículo é funcional (flexibilizado) cuja finalidade é de desenvolver ações educativas que enfatizam o desenvolvimento de capacidades/habilidades que tornem os alunos independentes, produtivos e mais aceitos socialmente. Contempla a escolarização formal; o domínio laborativo que inclui a ocupação no lar e iniciação para o trabalho.
Considerando que os aspectos bio-psico-sociais do ser humano são indissociáveis e que o homem só se realiza plenamente com a satisfação desses aspectos, cabe a Escola Especial oferecer serviços especializados para a formação integral dos seus educandos.
O corpo especializado em saúde e reabilitação vem justamente se integrar ao corpo docente com objetivo de dar respostas educativas para as dificuldades de aprendizagem.
A equipe de saúde e reabilitação é uma equipe multidisciplinar que hoje congrega pedagogo, psicólogo, pediatra, assistente social, psiquiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem e atendente ao educando.
A equipe de saúde e reabilitação é uma equipe de apoio cujo trabalho individualizado é compartilhado com outras áreas afim de alcançar objetivos comuns, tais como: avaliar, diagnosticar, orientar, planejar, prevenir e educar. A ação é conjunta e harmoniosa.
Ao avaliar o paciente, o diagnóstico não inclui tão somente a deficiência e sim as eficiências do deficiente e elas é que vão definir o programa para a aprendizagem e integração sócia. A escola tem como fim desenvolver as capacidades acadêmicas, cognitivas, afetivo-emocionais e sociais que potencializem o desenvolvimento pessoal.
Equipe de Saúde e Reabilitação APAE de Prudentópolis