BREVE RELATO SOBRE A NOSSA APAE
A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Prudentópolis foi fundada em 14 de novembro de 1984 por iniciativa do Rotary Club de Prudentópolis, na pessoa do Sr. Leônidas Xavier da Silva.
Durante seu primeiro ano de existência, seus dirigentes tiveram a preocupação maior de estruturá-la e organizá-la juridicamente. Houve uma grande mobilização para arrebanhar o maior número de pessoas que se identificassem com a causa e viessem unir forças para sustentar moral e economicamente a instituição.
A primeira Diretoria foi assim constituída:
Presidente: Leônidas Xavier da Silva; Vice-Presidente: Dr. Eugênio Achille Grandineti; 1° Secretário: Denise Bubniak; 2° Secretário: Vilmar Milrath; 1° Tesoureiro: Odilon Pilati; 2° Tesoureiro: Miguel Kuss Filho.
A APAE foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal pela Lei n° 561 de 29/11/1985; de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 8.577 de 22/10/1987 e de Utilidade Pública Federal pelo Processo M.J. n° 12921/89-69 de 03/06/1991.
A Escola de Excepcionais de Prudentópolis, hoje Escola de Educação Especial Recuperação do Excepcional de Prudentópolis, iniciou suas atividades escolares no dia 21 de outubro de 1985, tendo 4 alunos matriculados. A primeira professora foi Elizete Zaias de saudosa memória, que nos primeiros meses trabalhou como voluntária. As atividades foram iniciadas em uma casa alugada que foi equipada com materiais, móveis e eletrodomésticos doados pela comunidade local e as carteiras escolares foram cedidas pela prefeitura.
A semente plantada germinou e cresceu, exigindo consequentemente, que novas instalações fossem construídas e as já existentes fossem ampliadas. Hoje, a instituição possui um imóvel de 18.760 m² com 935 m² de espaço construído, espaço este, que possibilita o atendimento de 134 alunos matriculados no SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar), com um total de 158 pacientes na área de saúde e reabilitação. Contamos com uma estrutura física composta de salas de aula, brinquedoteca, sala de literatura e informática, salas de artes, educação física, secretaria, sala de direção, sala de auxiliar da direção, sala para fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, médico, T.O (Terapia Ocupacional), sala para a coordenação pedagógica, cozinha, refeitório/recreação, espaço físico para as Oficinas de Educação Profissional, banheiros, lavanderia, quadra poliesportiva com 1.023,50 m², coberta (em fase de acabamenmto).
Os serviços prestados pela instituição abrangem a população de Prudentópolis, Irati e Guamiranga, devido às condições favoráveis de transporte e locomoção. Apesar da distância entre as comunidades e a escola, a abrangência é imensa. Nossos alunos provêm de 38 localidades diferentes. Chegam até a escola através do transporte escolar público, transporte escolar da própria instituição e transporte de empresas pariculares, estes pagos pela prefeitura local.
Nestes vinte e cinco anos de atividades escolares, atendimentos de saúde e reabilitação, passaram pela APAE, 483 pessoas com necessidades educativas especiais que, ou permaneceram estudando na escola, ou depois de avaliados foram encaminhados para outas instituições de ensino.
Não paramos ainda de lutar, procuramos cada vez mais qualidade no atendimento que prestamos, não só quanto à ampliação e melhoria do espaço físico, mas também e principalmente no atendimento pedagógico e terapêutico.
Queremos que a APAE de Prudentópolis, seja reconhecida com uma Instituição que acolhe, que educa, que apóia, que recupera, que desenvolve, que assiste e que ama.