O conhecimento a ser construído em cada uma dessas linguagens está organizada em torno de três eixos: a produção artística, a apreciação artística e a contextualização histórica cultural dos diferentes fazeres em artes, que são explicados assim:
Produzir: refere-se ao fazer artístico, como expressão, construção, representação, e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir realiza-se por meio da experimentação e uso das linguagens artísticas.Apreciar: refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo e ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e de seus colegas, a produção histórico do aluno e de seus colegas, a produção histórico social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural nas práticas populares, no meio ambiente.Contextualizar: É situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que revela a existência de múltiplas culturas e subjetividades. Desse modo, entende-se que cumpre à escola assegurar aos alunos a efetiva construção de conhecimentos em Arte, o que significa mais do que a mera reprodução de formas, ou execução de técnicas muitas vezes destituídas de qualquer dimensão estética. Significa oportunizar aos alunos o domínio dos elementos das diversas linguagens, de modo que possam expressar-se com autonomia por meios delas, ao mesmo tempo, possam apreciar diferentes fazes artísticos, reconhecendo seu valor estético fazeres artístico, reconhecendo seu valor estético e compreendendo suas relações com o tempo a histórico e o ambiente em que foram produzidos.