A Educação Infantil, oferecida às crianças nessa faixa etária de 0 a 6anos e 11 meses, tem como objetivo ampliar e dinamizar a prática pedagógica em seu cotidiano e oferecer as mesmas oportunidades de acesso ao universo cultural, trabalhando as diversas áreas do conhecimento, estimulando e despertando a curiosidade, a autoconfiança e a imaginação, bem como desenvolvendo as capacidades e habilidades das crianças.
Segundo PIAGET, VYGOTSKY e GESEL, essa fase do desenvolvimento infantil, é considerada como um processo evolutivo da criança e os fatores que favorecem seu desenvolvimento e sua aprendizagem em diversas áreas como: a cognitiva, a motora, a sensorial, a sócio-afetiva e também a linguagem.
O processo de aprendizagem da criança é global e dinâmico, onde a mesma constrói suas características e sua personalidade pela própria ação e pela interação com outras pessoas e com as condições materiais, culturais e históricas do ambiente em que convive.
Para que a criança possa desenvolver a cada dia um universo novo, ampliando suas possibilidades de aprendizagem sendo indispensável uma estimulação e interação adequada desde os primeiros anos de vida, de modo a favorecer seu desenvolvimento global. Assim sendo, a escola desempenha um papel relevante no desenvolvimento infantil, cabendo ao educador utilizar diversos recursos para que a criança sinta prazer em estar num ambiente que lhe traga alegria, segurança e satisfação, levando sempre em consideração as necessidades individuais e as potencialidades, partindo do lúdico para o concreto, de forma desafiadora, envolvendo a fantasia, o brincar e o movimento, onde a vivência de diferentes experiências possibilitará uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento pessoal e social.
A Educação Infantil deve ser vista como um processo no qual se considera importante àquilo que é vivido pela criança em cada momento, considerando também o contexto em que está inserida (cultural, ambiental e social) e as suas interações e práticas sociais. Cabe ressaltar que o contexto ao qual a criança pertence está em permanente mudança e interfere fundamentalmente em sua vida, que é transformada pelas experiências vividas no cotidiano. Tais transformações tendem a não mais se repetir, o que torna a infância um momento único. Sendo assim, o educador deve contemplar em sua prática pedagógica, o desenvolvimento da criança, de forma que a torne cada vez mais independente e segura, descobrindo seu corpo e suas possibilidades, bem como estabelecendo vínculos e relações sociais através do brincar, da expressão, de emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, estimulando a curiosidade para a observação e exploração do ambiente, de forma consciente.
Todo o processo ensino-aprendizagem envolverá situações diversas, onde o corpo docente estará atento e preocupado em situar-se da melhor forma possível diante dos apelos peculiares decorrentes das diferenças individuais, devendo caminhar em direção a uma educação cada mais eficiente e igualitária a todos.