A Fonoaudilogia é uma profissão da área da saude que atua nas áreas de linguagem, tanto oral quanto escrita; voz nos csos de disfonia; audição no que se refere à habilitação e/ou reabilitação auditiva, envolvendo protetização (aparelhos auditivos); motricidade orofacial, abrangendo as funçoes neurovegetativas: mastigação , deglutição, sucção e respiração; e os órgãos fonoarticulatórios: lingua, bochecha, dentes, etc.
A instituição conta com duas profissionais fonoaudiológicas, que trabalham 44 horas semanais, resultando em 88 pacientes atendidos.
NA caracterização das doenças, o setor atende individuos portadores de Deficiência Mentam (DM) e, em sua maioria, Síndrome de Down e Encefalopatia Crônica não Evolutiva (PC), realizando um trabalho de estimulação nas áreas supracitadas, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida e socialização.
De modo geral, todos os pacientes que necessitem desse atendimento passam semanalmente por sessões de terapia, bem como se fornece suporte à familia e cuidadores, trabalhando de forma integradacom outras áreas do setor de saúde e reabilitação existentes na APAE.