A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da Saúde com atenção dirigida para as atividades humanas. A TO reconhece que saúde significa não somente ausência de doença, mas também o bem-estar biológico, psicológico e social do individuo.
Os serviços de TO são necessários quando existe disfunção ou risco de disfunção ocupacional em qualquer fase da vida da pessoa. Em TO, a ocupação abrange atividades de auto-cuidado, produtivas (tais como trabalho, atividades escolares) e de lazer. As causas dessa disfunção geralmente combinam fatores pessoais, sociais e ambientais.
Os serviços são indicados para melhorar o desempenho funcional da pessoa, prevenir incapacidade e atraso de desenvolvimento. O uso de atividades no tratamento e as adaptações do meio são ferramentas legítimas e diferenciais dos terapeutas ocupacionais. Contudo, esses profissionais também podem conduzir seus atendimentos por meio de métodos e técnicas que não incluam o uso permanente de atividades.
O propósito da TO é a autonomia e a independência do indivíduo para a sua participação social nos moldes desejáveis utilizando métodos e técnicas que recuperam ao máximo a independência do paciente. Eles podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras.
Atualmente a terapeuta ocupacional da APAE de Prudentópolis exerce 20 horas semanais, possibilitando um atendimento semanal de 40 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência mental e/ou múltipla e características autistas.